jusbrasil.com.br
24 de Julho de 2021

Maneira Simples de Evitar Uma Falência Empresarial

DFMS CORP
Publicado por DFMS CORP
há 9 meses

Por conta da crise global causada pelo COVID-19, muitas empresas chegaram a "beira" da falência, onde muitas "quebraram". Mas isso poderia ter sido evitado, mesmo com crise.

Como?

Tendo na empresa uma Controladoria eficaz, porque o gestor, principalmente num momento de crise como esse, não tem cabeça para lhe dar com os desafios, por mais preparado que ele seja, porque somos seres humanos e somos mais emocional do que racional. Então vindo um profissional de fora para fazer a gestão da organização, ou seja, um Controller, ele chega com zero emoção, focando apenas na resolução dos problemas e na reestruturação da empresa, para que ela não entre em concordata ou até mesmo em falência.

O papel do Controller numa empresa é fazer todo planejamento, organização e desenvolvimento de estratégias econômicas e financeiras, elaboradas a partir da análise das informações contábeis da empresa, reestruturando-a por completo, para que se possa atingir os melhores resultados em todas as áreas e para que a empresa, seja uma empresa de sucesso.

Temos atualmente no Brasil mais de 19 Milhões de empresas, e nem 0,1% dessas empresas tem uma controladoria, onde a má administração, que na maioria das vezes é exercida pelo dono da empresa, que acaba em muitos casos conjugando o patrimônio pessoal com o patrimônio empresarial, levando assim a mesma à falência e quando percebe o que está acontecendo, já é tarde e não dá mais tempo de recuperar.

Veja o quão importante é ter uma controladoria eficaz na empresa, ela evita que o empresário perca o bem que ele tanto "lutou" para construir, que é a sua empresa, porque o Controller irá trabalhar em prol da empresa, na antecipação, focado na elaboração de estratégias e planos, para maximizar os pontos positivos e aniquilar os resultados indesejáveis da organização, bem como fazendo um trabalho contínuo para evitar a dissolução da mesma.

As vezes o empresário pensa que custa muito e que é caro ter um Controller em sua empresa e que se trata de um gasto desnecessário, mas pelo contrário, o Controller é o profissional que vai ajudar na maximização dos resultados da empresa, num todo, trabalhando arduamente para que ela tenha sempre os melhores resultados.

Definitivamente, ter uma controladoria na empresa é o melhor caminho a se trilhar, custa bem menos do que ter um CEO experiente e pode trazer muito mais resultados.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)